Hoje, finalmente trabalhando com moda, vejo na prática a confusão na cabeça das pessoas entre Moda e estilo. Eu já havia sentido as primeiras pontadas disso há anos atrás quando pensei em estudar o assunto na faculdade.

Na teoria até que funciona bem: o termo MODA (uma adaptação de MODOS), se refere exatamente a alguma coisa que as pessoas estão usando comumente entre si em determinada época. O que hoje não tem nada a ver com a origem da palavra que veio do Frances quando queria se referir às francesas que começaram a criar seus estilos próprios de se vestir. O que observo hoje, é que as pessoas misturaram o sentido de moda com TENDENCIA (o que não tenho nada contra), e desvalorizaram seu jeito próprio de se vestir.

Honestamente, (quase) todo mundo acha que ter estilo é estar na moda, o que não tem absolutamente nada a ver. E então ouvimos as pessoas dizerem que “tal pessoa é estilosa” só porque está vestindo algo que mostra nas revistas. Isso não é estilo, isso é seguir tendência.   Estilosa é aquela pessoa que tem seu jeito próprio de se vestir e faz aquilo pela vida toda, independente do que os últimos desfiles mostraram ou não. E o melhor: nem por isso ela deixa de implantar no seu guarda-roupa alguma tendência, a diferença é que ela não depende exclusivamente daquilo pra estar e principalmente SE SENTIR bonita.

Mas trabalhar estilo é mais complicado que falar, isso porque a pessoa na maioria das vezes nem sabe qual é o estilo dela, ou acha que ele tem de estar lá tabelada em algum lugar e então é só vestir o que manda as “regrinhas”. O que também não tem nada a ver.

E o mais difícil é que isso requer tempo, requer a pessoa entender que a vida é muito curta pra não se conhecer e usar somente o que a midia manda e requer sobretudo a pessoa entender que é um trabalho minucioso e que exige em si 3 fatores fundamentais:

*Valorizar o que se gosta em você
*Esconder o que não curte
* e (UI!) aceitar o que não pode ser modificado.

Um detalhe que observo muito: as pessoas saem de casa e vão as lojas em busca de algo novo. Elas querem algo que as diferencie dos outros, querem ser originais, diferentes, MAS, para isso elas contam mais com a opinião das vendedoras e acabam levando algo que está na moda, porque quer ser mais aceita do que original. E aí eu me pergunto: se ela quer tanto ser diferente porque está usando algo que todo mundo está usando? Onde estaria o próprio querer dela? Ou melhor, do que ela realmente gosta?


Buscar adaptar-se ou ser aceito pelo meio onde vive não tem nada de errado. Seguir tendências e regrinhas também não está errado. Errado é viver a roupa e não a pessoa dentro dela. Vista quem você é, e então sim, você estará adaptando moda ao seu estilo.

“A moda passa, mas o estilo é eterno.” Coco Chanel.


Franciele Morais. 

Deixe um comentário